Bom. Imagino que todo mundo saiba que o modo como as empresas tratam a responsabilidade social nada tem de responsabilidade na verdade, muito menos de social. Responsabilidade social é o que cada cidadão tem em relação ao cara que está apanhando da polícia na esquina da sua casa. Eu, egoísta e tapada, não me sinto responsável pela coça que o cara tá levando, afinal fui dormir cedo, lavei a louça e enxuguei entre os dedos do pé. Ou seja, fiz minha parte. Mas eu, cidadã que mesmo à contragosto me enquadro nos arquétipos, sou responsável sim por cada espancamento que acontece nos porões das delegacias. E como diria meu amigo Rafael, esse papo já está "muito aparelho", mas foi apenas um exemplo.
Isto posto, vamos em frente.
A empresa onde trabalho iniciou uma campanha para arrecadação de brinquedos para as crianças da APAE. Começamos a tratar a questão da tal responsabilidade social e blá blá blá. Pois bem. Mas fiquei apavorada com uma coisa. Ao receber a lista de brinquedos adequados a cada faixa etária deparei-me com o seguinte:
Oficina de Autismo (14 anos até idosos)
- Jogos de encaixe de madeira ou plástico de tamanho grande
- jogos de memória de madeira ou plástico
- dominó
- kit de maquiagem
- bichos de pelúcia grandes
- bola
- jogo de dardos
E me pergunto. O que um autista pode fazer com um JOGO DE DARDOS, MINHA NOSSA SENHORA DO BOM PARTO??? Será que estarei sendo socialmente irresponsável ao divulgar essas lista ou irresponsavelmente social ao não questioná-la? Até porque imagino (imagino! pobre de mim...) que a lista tenha sido elaborada por profissionais que sabem (mais ou menos) o que estão fazendo.
E se amanhã sair no jornal "aluno da APAE é internado com um dardo fincadonos olhos", a culpa não é minha! Aliás, eu não estou nem aqui...
Um comentário:
Esta é uma lista para a oficina de autismo? Ai meu Deus, eu fiquei assustada com outra coisa. Eu adoraria ganhar os brinquedos desta lista! Inclusive o jogo de dardos. aiaiaiaiaiaiaia....
Postar um comentário